Promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento. Preparar cidadãos para uma vida digna, de elevado caráter, com desenvolvimento humano, intelectual e emocional, capazes de participar da transformação da nossa sociedade, visando ao desenvolvimento de habilidades, inteligências e competências no mundo desafiador do conhecimento.
Construir sólida formação e compreensão plena das realidades do mundo contemporâneo, que exigem visão do futuro e domínio das novas tecnologias, desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, consciência do meio ambiente, entendimento histórico, experiência cultural e artística, bem como formação humana e ética que consolide a construção da cidadania, para que nossos educandos sejam verdadeiramente protagonistas de suas histórias.
A aprendizagem, cultura ou movimento MAKER é um processo em que os alunos criam, reinventam ou dão novos sentidos a objetos, seguindo o conceito de Do it Yourself (DIY), ou Faça Você Mesmo, em português. Esse movimento foi criado em 1960, absorvendo o conceito de ausência de regras e independência proposto pela cultura punk. Com o desenvolvimento tecnológico e a facilidade de acesso, a ideia se popularizou e, atualmente, já é utilizada nas salas de aula. A metodologia ativa de aprendizagem ensina aos alunos atividades práticas que envolvem tentativas de erros e acertos, desenvolvendo habilidades manuais e capacidades de cognição e lógica. Assim, é possível criar peças com a ajuda de impressoras 3D, circuitos eletrônicos ou desenvolver brinquedos a partir de materiais reciclados. Esse método inovador é importante, uma vez que envolve técnicas que fazem com que o(a) aluno(a) se torne protagonista do aprendizado, oferecendo recursos para que ele(a) explore sozinho(a) a construção do conhecimento.
O movimento MAKER trabalha o conhecimento de forma diferenciada em todas as fases escolares do(a) estudante. Ao implementar essas técnicas no projeto pedagógico, nossa escola se diferencia das demais pois nossos alunos têm contato com metodologias inovadoras. Para os alunos, há os benefícios da interação com outros estudantes, abordagem transdisciplinar, desenvolvimento de ideias e a prática das matérias desenvolvidas na sala de aula.
A criatividade deve ser estimulada na infância para que a criança se desenvolva com habilidades de cognição. O conhecimento passado em sala de aula, por vezes, é limitante e metódico. Assim, é importante que o(a) estudante também tenha acesso a atividades que favoreçam a criatividade como a aprendizagem maker. As tarefas propostas desafiam os alunos a pensar fora da caixa e fazem com que eles acumulem um repertório de conhecimento e ideias para conseguir resultados melhores nas soluções dos problemas. Essa atividade, ao longo dos anos escolares, permite que a criança se torne um adulto mais flexível e habilidoso no mercado de trabalho.
Os professores propõem atividades maker com os conhecimentos passados em sala de aula, melhorando a fixação de conteúdos didáticos específicos, pois o aprendizado ocorre de forma ativa e não passiva. O aluno aprende 10% do conteúdo quando apenas lê a matéria; absorve 20% quando ouve; 30% quando vê; e compreende até 80% quando realiza uma atividade prática sobre aquele assunto.
Além de desenvolver o conhecimento, a prática MAKER ajuda nas habilidades sociais dos alunos e melhora a capacidade de trabalho em equipe. Normalmente, as atividades propostas demandam a ajuda de várias pessoas para que o projeto saia do papel. Assim, as crianças aprenderão a se organizar em grupos, dividir tarefas, respeitar a opinião dos outros e contar com a parceria dos colegas de classe.
Os professores criam grupos mistos com alunos de diferentes talentos. Dessa forma, um(a) aluno(a) acaba ajudando o(a) outro(a) no que é melhor, compartilhando e ensinando os conteúdos.
Há atividades sugeridas para cada nível educacional. A aprendizagem MAKER é proposta como um complemento do currículo básico de cada série, reforçando a construção de conhecimento coletivamente. É possível criar jogos, oficinas educacionais, brinquedos e até receitas.
Como o próprio nome sugere, ele estimula o raciocínio lógico do(a) estudante, concentração e colaboração para que todos os componentes funcionem. Com alguns objetos e elementos, o professor de ciências explica várias teorias que justifiquem o funcionamento do circuito.
Essa é uma excelente oportunidade para que os alunos entendam melhor sobre a importância da alimentação e conheçam receitas de sua cultura. Optamos por receitas simples e rápidas, como biscoitos, pães, bolos e sanduíches que poderão ser degustados ao final da aula. Portanto, a aprendizagem MAKER é uma alternativa importante para enriquecer o conhecimento dos alunos e está alinhada a habilidades que serão exigidas dos profissionais do futuro, como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.
A Escola Atual é uma instituição que preza por essa metodologia e busca inserir em sua rotina as práticas MAKER.